domingo, 7 de junho de 2009

Europeias

Fui hoje exercer pela primeira vez o meu direito ao voto!

Para começar, devo dizer que fiquei espantadissima por ver toda uma panóplia, catrafada - eu sei lá o que lhe chamar! - de partidos! Sensivelmente uma folha A4 preenchida! Não seria bem mais positivo para a nossa política se vários destes partidos se fundissem e tentassem fazer chegar as suas ideias a todo o país durante o longo período em que não decorrem eleições, em vez de fazerem ajuntamentos e jantaradas nas semanas que as precedem?

De facto, vi-me numa situação bastante complicada quando embarquei naquilo a que chamo de valente aventura, tentando encontrar todas as ideias dos demais partidos dos quais ia tomando conhecimento. Escusado será dizer que mais do que ideias tem quase a totalidade destes partidos, isso sim, uma enorme facilidade de dizer vários 'quase nada' a cada 25 linhas. Ou mais!

Eu, que até ao momento não sou adepta da política partidária, falo por mim quando digo que deveria haver uma maior quantidade de informação: quero-me informar e quase não existe como. Foram raros os partidos sobre os quais encontrei propostas concretas, projectos palpáveis sobre os quais me pudesse debruçar. O desinteresse dos jovens pela política deve-se, com certeza, ao facto de esta nem chegar até nós! E é triste! Custa-me dizer que uma pessoa interessada nem sequer consegue encontrar razões para o continuar a ser!

Por fim, devo dizer que me choca a elevada taxa de abstenção que ouvi à pouco ser estimada: 60%. Repito: 60%. Não me parece que a maioria da nossa população tenha qualquer razão quando reclama o que quer que seja acerca da democracia, quando nem sequer exerce o seu direito e, mais do que isso, o seu dever de votar. Acho que está na altura de uma séria consciencialização dos cidadãos! Seriously!


E termino citando o nosso Presidente da República, o Sr. Cavaco Silva, aquando do seu discurso na 34ª Sessão Comemorativa do 25 de Abril:

«O alheamento da juventude não pode deixar de nos preocupar a todos, a começar pelos agentes políticos. A começar por vós, Senhores Deputados. Se os jovens não se interessam pela política é porque a política não é capaz de motivar o interesse dos jovens.»

Muito bem dito!

1 comentário:

Pedro Pereira disse...

Não foi só o eleitorado que se desinteressou por estas eleições. os próprios partidos, estrategicamente (à excepção do psd, que apostou tudo- pois precisava de se reerguer), evitaram empolar estas eleições, porque nao queriam gastar quase nenhuns trunfos, com medo de nao surpreenderem nas legislativas. é um erro subestimar a participação ds deputados portugueses no parlamento europeu!
muitas das decisões que o nosso governo toma parte de imposições da ue, responsável também para o direccionamento de fundos e subsídios - e onde se discutem essas questões? pois..
na altura também escrevi sobre estas eleições (http://nodoaoffline.blogs.sapo.pt/69440.html) e fico contente por ambos termos focado que "nao temos que se nós a procurar informação objectiva, ela tem que chegar até nós durante a campanha eleitoral" e que existe muita irresponsabilidade quer por parte dos eleitores, quer por parte dos partidos políticos.